Detox

Suco Verde, Detox, Desintoxicação

Extraído do Artigo “A Moda Detox”, escrito por Lynnie Arouca, Estudante de Medicina
Baseado em artigos científicos publicados no ScIELO – Scientific Electronic Library Online

 

A forma de vida saudável está ganhando grande importância em meios onde o estilo fast food predominava, devido a importância para prevenção de sérias doenças. De acordo com Angelis (2001), as evidências epidemiológicas estão continuamente providenciando recomendações para que as pessoas aumentem o consumo de frutas e verduras como medida preventiva para reduzir os riscos de diversas doenças degenerativas. Existem altíssimas correlações de efeitos benéficos de nutrientes essenciais que podem modificar processos celulares, com efeitos fisiológicos protetores.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são atualmente as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estudos mostram que hábitos alimentares inadequados, dentre outros fatores, têm sido associados às DCNT (AZEVEDO et.al, 2014). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 2,7 milhões de mortes por ano em todo mundo podem ser atribuídas ao consumo inadequado de frutas, legumes e verduras, constituindo um dos dez fatores centrais na determinação da carga global de doenças (CARMO; CLARO; MONTEIRO, 2007).

Numa era onde a informação é divulgada de forma muito rápida e com baixo custo, especialmente na internet, podem ser encontradas informações de fontes não confiáveis e, muito pior, repletas de erros e conceitos inadequados e até perigosos. (ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA, 2005).

Entretanto, há sites que são mais confiáveis e que preconizam um modelo de dieta mais realista e equilibrado, visando principalmente a saúde do corpo. Segundo Santos (2010), há “estratégias educativas utilizadas pelos programas de emagrecimento oferecidos via Internet, o qual detecta uma possível transição da ideia de fazer dieta para a de reeducação alimentar”. [E este é o objetivo do VIVA.]

A dieta desintoxicante geralmente tem a duração de uma semana e proíbe o consumo de carnes (peixe, aves, frango, porco, boi), ovos, leite e derivados, trigo (pães, massas), açúcar, adoçante, cafeína, alimentos industrializados e processados, e bebidas alcoólicas. Neste período é permitido o consumo de água, frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico, ervilha), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), grãos e sementes (BONNEL, 2014).

A produção de alimentos envolve inúmeras reações químicas, durante as quais podem ser geradas substâncias tóxicas ao organismo humano. A produção destas substâncias pode ocorrer de diferentes maneiras, variando em quantidade e em grau de toxicidade, causando maior ou menor dano à saúde, dependendo da dose, do tempo e da frequência de exposição e das vias de absorção (MAQUES; VALENTE; ROSA, 2009).

A dieta Detox foca principalmente na desintoxicação do organismo dessas substancias tóxicas (peróxidos, ácidos graxos trans (AGT), aminas heterocíclicas (AH) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP)) que são produzidas pelo próprio organismo na degradação de alimentos. Entre as doenças associadas às substâncias tóxicas formadas durante o processamento de alimentos, destaca-se o câncer. As neoplasias malignas têm seu desenvolvimento influenciado direta ou indiretamente pela qualidade e tipo do alimento. (MAQUES; VALENTE; ROSA, 2009).

Embora a dieta não traga benefícios em relação a perda de peso, o consumo de alimentos detox como abacaxi, maçã, melancia, gengibre, aveia, linhaça, cevada e gérmen de trigo colaboram com a limpeza do organismo (BONNEL, 2014).

*******

Para dicas de como fazer, leia nosso Post.

 

Autor

Contate-nos:

4 Comments

  • como descargar minecraft

    I know this if off topic but I’m looking
    into starting my own weblog and was curious what all is needed to get set up?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?

    I’m not very internet smart so I’m not 100% positive.

    Any suggestions or advice would be greatly appreciated.
    Kudos

  • como descargar minecraft pe

    Thankfulness to my father who shared with me on the topic of
    this website, this weblog is genuinely amazing.

  • descargar minecraft gratis windows 10

    Does your site have a contact page? I’m having trouble locating it but, I’d like to send you an email.
    I’ve got some ideas for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great site and I look forward to seeing it grow over time.

  • juega german minecraft

    Hi, i feel that i saw you visited my blog so i came to return the
    prefer?.I’m attempting to in finding things to enhance my website!I guess its ok to use some of your concepts!!

Leave a Reply