Temperança

temperança

Temperança

  • Equilíbrio nas coisas boasSinônimo de Temperança
  • ÁlcoolDestrói células cerebrais e traz infelicidade
  • TabacoContagem regressiva para um câncer
  • DrogasMesmo as legais deveriam ser usadas em último caso

Uma definição simples de “temperança” é “moderação”. Usamos inteligentemente coisas que nos fazem bem e evitamos ou nos abstemos de coisas que nos fazem mal. A meta de uma vida equilibrada é buscar alvejar um bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

Temperança não envolve somente álcool, tabaco e uso de drogas. Refere-se a todos os aspectos de nosso estilo de vida, seja comer em demasia, trabalhar demais, brincar demais, ou seja, muito pouco ou demais em relação a qualquer coisa. Um viver desequilibrado ou intemperante rouba os homens e as mulheres de uma vida rica, saudável e satisfatória.

Álcool

Milhões de pessoas consomem bebidas alcoólicas. Propagandas mostram pessoas que bebem álcool como sendo felizes, simpáticas e amantes da diversão. Mas elas falham em mostrar que milhões de pessoas são alcoólicas; elas falham em contar à respeito dos acidentes de carro, assaltos, abuso sexual, assassinatos e suicídios causados por pessoas que têm estado sobre a influência do álcool. Cada dose de álcool destrói irreparavelmente células cerebrais. O álcool promove pressão sanguínea alta e é diretamente tóxico para o músculo do coração, o miocárdio. O álcool aumenta o risco de derrame cerebral, falha cardíaca, úlceras do estômago e câncer. Um ou dois drinques podem produzir espasmo (contração) das artérias coronárias, diminuindo o suprimento de oxigênio para o coração. Cirrose hepática é comum em abusadores de álcool. O álcool rouba vitaminas e minerais do corpo.

Talvez as estatísticas mais tristes sejam aquelas sobre bebês lesados com permanente retardo por causa do consumo de álcool pelos pais.

Drogas

Apesar de toda a educação sobre drogas ilegais, continuamos a ver um aumento do seu uso e abuso. Muitos começam a usar drogas por curiosidade, para agradar amigos, prover um meio de escape da realidade ou para evitar ter que lidar com problemas. Uma vez que as drogas não resolvem problemas, os usuários frequentemente se deparam com o fato de que ao invés de escaparem dos seus problemas, eles terminam adicionando mais um – a dependência química (adicção).

Repetido uso de certas drogas pode resultar em dependência física ou psicológica. Alguém que é dependente de alguma droga, a usa para evitar os sintomas e desconforto associados ao interromper seu uso. A necessidade da droga se torna frequentemente tão forte que os usuários recorrerão a atividades perigosas e ilegais para continuar a obter seu suprimento. Cerca de 70% dos presidiários estão encarcerados por crimes relacionados com o consumo de drogas.

Lembre-se, é muito mais fácil prevenir um problema de drogas do que tratá-lo. Se você ou alguém que você conhece está viciado em drogas, procure ajuda!

Tabaco

Uma das mais viciantes de todas as substâncias para os seres humanos, que mata 1200 norte-americanos cada dia é o tabaco. “Fumar é a causa de morte mais simples de prevenir na América.” (US Surgeon General).

Além do câncer de pulmão que todos sabem, o tabaco atua para produzir muitos outros tipos de câncer. Sua composição de mais de vinte venenos leva à doenças tais como: enfisema, úlcera de estômago, doença cardíaca, diabetes e bebês nascidos com menos peso, etc. Fumar é caro – custa aos norte-americanos um bilhão de dólares por semana em cuidados de saúde extra e despesas com seguros.

O bom senso muda seu estilo de vida e pode adicionar anos, talvez décadas, à sua existência. E melhor, sua qualidade de vida pode melhorar muito. Planeje agora mesmo desfrutar os anos que podem ser acrescentados à sua vida através de uma qualidade de vida altamente equilibrada, temperante!

Fonte: http://www.portalnatural.com.br